terça-feira, 24 de junho de 2014

Estatística pesqueira da frota do estuário do Rio são joão


 RESUMO

O setor industrial pesqueiro cabo-friense se encontra numa região privilegiada da costa brasileira devido a ressurgência , segundo Carvalho et alls-2003, mesmo assim vem enfrentando problemas de competitividade, acarretando dificuldades de oferta e agregado de valor.  
A Estatístico ictiológico das espécies de valor comercial, associado às áreas de ocorrência  é uma ferramenta de na tomada de decisão do que pescar, onde pescar e quando pesca, auxiliando na sustentabilidade dos estoques, identificação das áreas de pesca (quadrantes de ocorrência) e das espécies principais, secundárias e acompanhantes com seus respectivos índices de Abundância Relativa e de Distribuição Temporal.
O Projeto Estatístico de Sustentabilidade Pesqueiro da Frota do Estuário do Rio São João foi realizado e analisado pelas coletas de dados semanais, na praia do estuário no período de maio de 2006 a abril de 2007, com 48 embarcações, que representam 60% da frota pesqueira.
Utilizou-se como metodologia o modelo censitário com mapas de bordo (COPPE/UFRJ). Para a sua composição aplicou-se o modelo proposto por Pimenta et al-2001, onde as linhas limítrofes de cada quadrante oceânico coincidem com as marcações cartográficas longitude e latitude, de forma abrangente, entre um grau e outro destas coordenadas, 60 milhas náuticas de área total, que são subdividas até uma fração mínima de 10 milhas náuticas.
 Os resultados encontrados para a Abundância Relativa e Distribuíção Temporal demonstraram um quadro onde houve uma dominância durante o ano,  (Xyphopenaeus kroyeri) e das espécies que compõem a mistura, sendo abundante a (Micropogonios furnieri),  (Isopisthus parvipinnis / Cynoscion jaimaicenus),  ( Rhizoprionodon porosus,Carcharhinus sp, Sphyrna zygaena,Rhinobatos sp ), com somente a mistura  freqüente, o ano inteiro, tendo como sazonais a  (Micropogonios furnieri),  (Isopisthus parvipinnis / Cynoscion Jaimaicenus ),  (Netuma barba / Cathorops spixii / Bagre marinus),  (Rhizoprionodon porosus,Carcharhinus sp , Sphyrna zygaena,Rhinobatos sp.) , com as demais espécies sendo ocasionais.
 O Segundo Distrito da cidade de Cabo Frio (Tamoios) tem uma realidade marcada por uma grande extensão de terra dividida em uma parte rural e outra com litoral, e o levantamento pesqueiro foi realizado com a frota do Estuário do Rio São João que pesca na foz do Rio São João com um trecho do mar dos municípios de Cabo Frio, Casemiro de Abreu, Rio das Ostras e Armação de Búzios, aonde se realiza 70%/80% da pesca artesanal / comercial.
 Mesmo estando em uma região privilegiada da costa brasileira devido à ocorrência do fenômeno da ressurgência, segundo Carvalho et alls-2003, o setor industrial pesqueiro cabofriense vem enfrentando problemas de competitividade, acarretando dificuldades de oferta e agregado de valor.  
O Projeto Estatístico ictiológico das espécies de valor comercial associado às áreas de ocorrência  é uma ferramenta de auxílio à tomada de decisão do que pescar, onde pescar e quando pesca, serve ainda, para subsidiar tomada de decisão a respeito da sustentabilidade dos estoques.




Obs: Para mais informações e ter o trabalho completo só entrar em contato.

Um comentário: