sexta-feira, 27 de junho de 2014

Momento de Reflexão

" O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor."
 Madre Teresa de Calcuta.

CONVÊNIO


O CEPMMA visitou a Ong CTA, localizada em Cabo Frio, no dia 25 de junho de 2014 para estreitar os laços na área de educação ambiental. (monitoramento das praias.) 



quarta-feira, 25 de junho de 2014

Projeto Recicla Óleo

É com grande prazer, que anuncio que na Secretaria de Meio Ambiente da cidade de Cabo Frio foi instalado um ponto de coleta de óleo de cozinha usado, esperamos contar com a consciência da população para ser um sucesso.
A secretária fica localizada na Rua Itajurú,
131, Centro – Cabo Frio, na antiga Prolagos.
Telefone:
(22) 2645-3131
Qualquer dúvida procurar por Charles Neves.



Reciclando óleo, salvando vidas !


terça-feira, 24 de junho de 2014

Estatística pesqueira da frota do estuário do Rio são joão


 RESUMO

O setor industrial pesqueiro cabo-friense se encontra numa região privilegiada da costa brasileira devido a ressurgência , segundo Carvalho et alls-2003, mesmo assim vem enfrentando problemas de competitividade, acarretando dificuldades de oferta e agregado de valor.  
A Estatístico ictiológico das espécies de valor comercial, associado às áreas de ocorrência  é uma ferramenta de na tomada de decisão do que pescar, onde pescar e quando pesca, auxiliando na sustentabilidade dos estoques, identificação das áreas de pesca (quadrantes de ocorrência) e das espécies principais, secundárias e acompanhantes com seus respectivos índices de Abundância Relativa e de Distribuição Temporal.
O Projeto Estatístico de Sustentabilidade Pesqueiro da Frota do Estuário do Rio São João foi realizado e analisado pelas coletas de dados semanais, na praia do estuário no período de maio de 2006 a abril de 2007, com 48 embarcações, que representam 60% da frota pesqueira.
Utilizou-se como metodologia o modelo censitário com mapas de bordo (COPPE/UFRJ). Para a sua composição aplicou-se o modelo proposto por Pimenta et al-2001, onde as linhas limítrofes de cada quadrante oceânico coincidem com as marcações cartográficas longitude e latitude, de forma abrangente, entre um grau e outro destas coordenadas, 60 milhas náuticas de área total, que são subdividas até uma fração mínima de 10 milhas náuticas.
 Os resultados encontrados para a Abundância Relativa e Distribuíção Temporal demonstraram um quadro onde houve uma dominância durante o ano,  (Xyphopenaeus kroyeri) e das espécies que compõem a mistura, sendo abundante a (Micropogonios furnieri),  (Isopisthus parvipinnis / Cynoscion jaimaicenus),  ( Rhizoprionodon porosus,Carcharhinus sp, Sphyrna zygaena,Rhinobatos sp ), com somente a mistura  freqüente, o ano inteiro, tendo como sazonais a  (Micropogonios furnieri),  (Isopisthus parvipinnis / Cynoscion Jaimaicenus ),  (Netuma barba / Cathorops spixii / Bagre marinus),  (Rhizoprionodon porosus,Carcharhinus sp , Sphyrna zygaena,Rhinobatos sp.) , com as demais espécies sendo ocasionais.
 O Segundo Distrito da cidade de Cabo Frio (Tamoios) tem uma realidade marcada por uma grande extensão de terra dividida em uma parte rural e outra com litoral, e o levantamento pesqueiro foi realizado com a frota do Estuário do Rio São João que pesca na foz do Rio São João com um trecho do mar dos municípios de Cabo Frio, Casemiro de Abreu, Rio das Ostras e Armação de Búzios, aonde se realiza 70%/80% da pesca artesanal / comercial.
 Mesmo estando em uma região privilegiada da costa brasileira devido à ocorrência do fenômeno da ressurgência, segundo Carvalho et alls-2003, o setor industrial pesqueiro cabofriense vem enfrentando problemas de competitividade, acarretando dificuldades de oferta e agregado de valor.  
O Projeto Estatístico ictiológico das espécies de valor comercial associado às áreas de ocorrência  é uma ferramenta de auxílio à tomada de decisão do que pescar, onde pescar e quando pesca, serve ainda, para subsidiar tomada de decisão a respeito da sustentabilidade dos estoques.




Obs: Para mais informações e ter o trabalho completo só entrar em contato.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Mudas Nativas da Mata Atlântica

CEPMAA visita viverista de mudas nativas da Mata Atlântica na região de Silva Jardim com a finalidade de montar convenio para aquisição de mudas para seus associados.


Cascos de Tartarugas

Cascos de tartarugas recolhidos na caminhada ecológica na praia do Forte ( Pontal - Foguete), caracterizando a morte de tartarugas marinhas juvenis, como foi encontrado marcas de fogueiras ao longo da praia ou elas foram comidas por pescadores ou morreram ingerindo lixo plástico, que infelizmente foi encontrado em abundância.


                                        
Adicionar legenda
 

Composição da Mistura Pescada Pela Frota do Estuário do Rio São João


RESUMO:

     O setor industrial pesqueiro cabofriense se encontra numa região privilegiada da costa brasileira devido a ressurgência, mesmo assim vem enfrentando problemas de competitividade, acarretando dificuldades de oferta e agregado de valor.  
O Inventário Estatístico ictiológico das espécies de valor comercial, associado às áreas de ocorrência  é uma ferramenta de na tomada de decisão do que pescar, onde pescar e quando pesca, auxiliando na sustentabilidade dos estoques, identificação das áreas de pesca (quadrantes de ocorrência) e das espécies principais, secundárias e acompanhantes com seus respectivos índices de Abundância Relativa e de Distribuição Temporal.

       A composição da Mistura pescada pela Frota do Estuário do Rio São João foi realizado mediante  fracionamento das coletas semanais de mistura com a separação das espécies e pesagem de cada uma delas, na praia do estuário no período de Fevereiro de 2007 a Janeiro de 2008, com 48 embarcações, que representam 60% da frota pesqueira que comercializa o seu próprio pescado, diariamente na praia.
Utilizou-se como metodologia o modelo censitário com mapas de bordo (COPPE/UFRJ). Para a sua composição aplicou-se o modelo proposto por Pimenta et alls,2001, onde as linhas limítrofes de cada quadrante oceânico coincidem com as marcações cartográficas longitude e latitude, de forma abrangente, entre um grau e outro destas coordenadas, 60 milhas náuticas de área total, que são subdividas até uma fração mínima de 10 milhas náuticas.
        O Segundo Distrito da cidade de Cabo Frio (Tamoios) tem uma realidade marcada por uma grande extensão de terra dividida em uma parte rural e outra com litoral, e a composição da Mistura foi realizado com a frota do Estuário do Rio São João que pesca na foz do Rio São João com um trecho do mar dos municípios de Cabo Frio, Casemiro de Abreu, Rio das Ostras e Armação de Búzios, aonde se realiza 70%/80% da pesca artesanal / comercial, mesmo estando em uma região privilegiada da costa brasileira devido à ocorrência do fenômeno da ressurgência, fenômeno esse que favorece a biodiversidade. O setor industrial pesqueiro cabofriense vem enfrentando problemas de competitividade, acarretando dificuldades de oferta e agregado de valor. 
      A pesca realizada na região do estuário é considerada artesanal / comercial por ser feita de forma simples e sem nenhuma tecnologia, com os barcos saindo ao entardecer e deixando  as redes de espera que são fixadas ao fundo do mar pôr âncoras e bóias e ao amanhecer são recolhidos, assim os barcos dificilmente ficam mais que um dia ocupados com a pesca.  A rede de arrasto é utilizada geralmente na ida e na volta da colocação e no recolhimento da rede de espera e serve para capturar camarão e pequenos peixes.
       Os barcos em sua grande maioria são pequenas traineiras, não ultrapassando 10,0 metros de comprimento, equipados com rede de espera e de arrasto,  geralmente cada traineira tem de 10 a 20 redes de espera (cada uma medindo de 60 a 100m de comprimento com uma malha variando de 30 a 60 mm de diâmetro) e uma de arrasto (que mede de 8m a 12 m de comprimento com uma boca de 2,0m). 


Obs: Para mais informações e ter o trabalho completo só entrar em contato


quarta-feira, 18 de junho de 2014

Visita Técnica a Reserva Biológica Poço das Antas

        A reserva biológica de Poço das Antas, localizada nos municípios de Silva Jardim Casimiro de Abreu a cerca de 120 quilômetros do Rio de Janeiro, no Brasil, é uma área em que possui uma grande população de mico-leão-dourado, com pouco mais de 560 indivíduos. A sua entrada está situada na BR-101 e, como toda reserva biológica, está aberta à visitação pública educacional (como parte de atividades de formação de instituições de ensino regulares) e à pesquisa científica. Não é permitida a visitação turística (Lei 9982/2000). A situação fundiária da reserva é regularizada, com 100% de suas terras agora pertencentes ao governo federal.
    Em parceria com a Politécnica de Araruama, foi realizada uma visita técnica guiada junto com a Associação Mico – Leão – Dourado, com a finalidade de explorar a função de conservação de animais ameaçados de extinção.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Artbiojoias

               O CEPMAA criou a Artbiojois como mecanismo para difundir a educação ambiental através da reciclagem e do reuso, aonde o foco das matérias primas são os restos do beneficiamento do pescado (escamas, cartilagem, espinha e couro) transformando lixo em joias.


Visite nossa pagina no facebook: www.facebook.com/artbiojóias.




            

 

 

 


Visita a Reserva Biológica da União

O CEPMAA fez uma visita técnica com a finalidade de montar uma parceria para futuras visitas guiadas pela trilha da Reserva. A visita proporcionou o contato com uma floresta primaria onde se observou árvores de grande porte como o Vinhático, Jequitibá, Garapa, Angico, além de animais como os primatas Bugio e Macaco-prego.





segunda-feira, 16 de junho de 2014

Caminhada ecológica em parceria com a Salineira e Politécnica de Araruama


    No dia 7 de junho de 2014 foi realizada uma caminhada ecológica na praia do forte no trecho praia do pontal a praia do foguete, onde foi coletado em torno de 03 toneladas de lixo, entre eles muitos com grande potencial para causar mortalidade de tartaruga marinhas, como foi observada na caminhada onde se encontrou  dois exemplares  juvenis em adiantado processo de decomposição.